domingo, 6 de abril de 2014

Harry Potter

 
 
 
 
Harry Potter tem 10 anos, é órfão e maltratado pelos tios que o acolheram, igual a tantos outros protagonistas da melhor literatura inglesa que ficaram para a história dos livros. Harry também tem de enfrentar uma série de desafios, provações... Até aqui não há nada de novo, mas a diferença é que Harry Potter é um feiticeiro e recebe uma carta para ir para uma escola muito especial, onde vai aprender a dominar melhor os seus poderes.
Era assim que Harry Potter se apresentava ao publico inglês no Verão de 1997. Estavam todos longe de imaginar que o miúdo ia conquistar o mundo e tornar-se numa das sagas mais vendidas de sempre. Depois dos livros vieram os filmes também eles altamente rentáveis. Harry Potter não só vendeu muito, como ajudou  a vender o género da fantasia. Penso que não é errado dize-lo: há toda uma geração que começou a ler o género com ele e que hoje são fervorosos leitores.
 
Na altura que a febre chegou a Portugal passou-me ao lado. Nunca os livros me despertaram qualquer interesse e quando os filmes apareceram vi os dois primeiros, mas muito na diagonal, muito naquela de ver o que era aquilo que tanta gente falava.
Os anos foram passando e fui sendo conquistada pelos actores ingleses, porque comecei a ver muita ficção feita em terras de sua majestade. Os filmes do Harry Potter estão recheados de actores que conheço, já vi diversas vezes e muitos deles aprecio.
Assim, nesta última semana vi os filmes do Harry Potter de fio a pavio. Como já sabem não aprecio fantasia, a única excepção é mesmo a Guerra dos Tronos, e não foi o Harry Potter que me fez começar a gostar. Não aprecio estes mundos cheios de magia, seres que não existem, etc.. Ignorando isso fica uma historia de um miúdo que vai crescendo, com problemas normais da idade e com uma vida com altos e baixos.
 
Gostei do Harry Potter, mas não posso dizer que adorei. Já passei há muito os tempos de adolescente e isso dificulta o meu apreço pela história. Agora, não tenho duvidas que esta história é boa, muito boa. está bem estruturada e bem contada. Será certamente uma saga que terei prazer em oferecer aos meus filhos, se os tiver. Não tenho dúvidas que o Harry irá conquistar as gerações vindouras e torna-se num clássico do género.

Nenhum comentário: